“Aprende com o silêncio a ouvir os sons interiores da sua alma, a calar-se nas discussões e assim evitar tragédias e desafetos, aprende com o silêncio a respeitar a opinião dos outros, por mais contrária que seja da sua, aprende com o silêncio a aceitar alguns fatos que você provocou, a ser humilde deixando o orgulho gritar lá fora, aprende com o silêncio a reparar nas coisas mais simples, valorizar o que é belo, ouvir o que faz algum sentido, evitar reclamações vazias e sem sentido, aprende com o silêncio que a solidão não é o pior castigo, existem companhias bem piores…
Aprende com o silêncio que a vida é boa, que nós só precisamos olhar para o lado certo, ouvir a música certa, ler o livro certo, que pode ser qualquer livro, desde que você o leia até o fim. Aprende com o silêncio que tudo tem um ciclo, como as marés que insistem em ir e voltar, os pássaros que migram e voltam ao mesmo lugar, como a Terra que faz a volta completa sobre o seu próprio eixo, complete a sua tarefa.
Aprende com o silêncio a respeitar a sua vida, valorizar o seu dia, enxergar em você as qualidades que você possui, equilibrar os defeitos que você tem e sabe que precisa corrigir e enxergar aqueles que você ainda não descobriu. Aprende com o silêncio a relaxar, mesmo no pior trânsito, na maior das cobranças, na briga mais acalorada, na discussão entre familiares, aprende com o silêncio a respeitar o seu “eu”, a valorizar o ser humano que você é, a respeitar o Templo que é o seu corpo, e o santuário que é a sua vida.
Aprende hoje com o silêncio, que gritar não traz respeito, que ouvir ainda é melhor que muito falar, e em respeito a você, eu me calo, me silencio, para que você possa ouvir o seu interior que quer lhe falar, desejar-lhe um dia vitorioso e confirmar que você é especial.”
Paulo Roberto Gaefke
“Saber ouvir e saber calar: nisto consiste o supremo valor do silêncio.
Ouvir, silenciar, pensar, falar, silenciar e pensar outra vez evitaria muita coisa dita em vão.
Por falar apenas e pouco pensar, pessoas cometem erros difíceis de reparar depois.
E por ouvir tanto menos do que pensam, piores erros cometem ainda...”
Augusto Branco
“Dentre todas as manifestações humanas, o silêncio continua sendo a que, de maneira muito pura, melhor exprime a estrutura densa e compacta, sem ruído nem palavras, de nosso inconsciente próprio” (J.-D. Nasio)
“O analista não tem medo do silêncio [...]; ele não escuta somente o que está nas palavras, escuta também o que as palavras não dizem. Escuta com a “terceira orelha”... (T. Reik)
“É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida.” (Abraham Lincoln)
“É difícil viver com as pessoas porque calar é muito difícil.” (Friedrich Nietzsche)
“Há momentos na vida, em que se deveria calar e deixar que o silêncio falasse ao coração, pois há emoções que as palavras não sabem traduzir!” (Jacques Prévert)
“Quando não se tem idéias, as palavras são inúteis e até nocivas; melhor calar-se do que falar só para confundir.” (Ganivet)
“Só entende o valor do silêncio quem tem necessidade de calar para não ferir alguém.” (Rousseau)
“Toda vez que um justo grita, um carrasco vem calar. Quem não presta fica vivo, quem é bom, mandam matar.” (Cecília Meireles)
“Há coisas que melhor se dizem calando.” (Machado de Assis)
“Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te.” (Pitágoras)
“Contra o calar não há castigo nem resposta.” (Miguel Cervantes)
“Há cinco degraus para se alcançar a sabedoria: Calar, ouvir, lembrar, sair, estudar.” (Provérbio Árabe)
“Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se.” (Provérbio Persa)
“Falar é bom, calar é melhor, mas ambos são desagradáveis quando levados ao exagero.” (Jean de La Fontaine)
“Não ser escutado, não é motivo para calar.” (Victor Hugo)
“Você precisa saber falar, saber calar, sobretudo saber ouvir o que as palavras não dizem.” (Kabir)