O carnaval passou, a escola desfilou, o samba cantou e junto dele, a falta de conhecimento chegou. Esse não é um blog pra você que não está disposto a aprender, esse blog é pra você, que agrega conhecimento e mais que isso, toma cuidado para que, sem querer, não ter opiniões preconceituosas, por pura falta de conhecimento.
E vamos lá:
As pessoas dizem se sentir ofendidas com carros alegóricos, com samba enredos, com coisas "que insistem em destorcer a bíblia".
Nós vivemos em um país laico, ou seja, nem tudo é sobre a bíblia ou os cristãos que carregados de falsas opiniões, despejam seus preconceitos.
Quando a escola de samba, decide fazer um enredo, onde os cristão acham que estão distorcendo a bíblia, estão errados, porque a maioria das religiões que vem de matrizes africanas, se quer, acreditam na bíblia. E pasmem, esse diabo que vocês tanto falam, é uma concepção que para muitos não existem.
Ou seja, a última coisa que passa na cabeça de um enredo carnavalesco é afrontar a bíblia, porque pra muitos, a bíblia nem existe. Sem contar as pessoas que são considerados ateu, ou adoradores do diabo, como gostam de chamar. Se é certo ou errado, não cabe a mim, repito, país laico.
Carnaval não é e nunca foi uma festa cristã, ou sobre cristãos.
Se pesquisarmos a fundo a história do samba e do carnaval, sempre foi sobre as religiões de matrizes africanas. SEMPRE! O samba veio da macumba. Muita das vezes as pessoas cantam sambam, colocam samba dentro de casa, e nem sabem que estão cantando ponto de terreiro. A MAIORIA dos sambas, são pontos cantados para as entidades.
As escolas são todas alicerçadas nas religiões de matrizes africanas, as imagens são APENAS adereços para contar as histórias, por trás de tudo isso, são feitos enredos que precisam ser entendidos, ouvidos, escutados, são contadas histórias para pessoas que não são cristãos, já que a festa não é sobre essa religião.
É muita intolerância e prepotência quando as pessoas dizem que Deus vai pesar a mão ou castigar um país inteiro por algo que é sobre o que você CRÊ. O seu Deus pode não ser o mesmo Deus do amiguinho. Isso é intolerância religiosa, ainda que disfarçado de uma opinião.
Carnaval é sobre arte e manifestações CULTURAIS E RELIGIOSAS de um povo que crê diferente do cristão.
Quando você fala que acha que as pessoas afrontam a bíblia, você torna toda uma luta, toda uma crença, que é baseada só naquilo que você crê! Mas não é sobre vocês.
Há muito preconceito com a religião afro, e principalmente muitas coisas que precisam desmitificar.
Religião africana NÃO cultua demônio, porque o diabo é uma CONCEPÇÃO CRISTÃ.
Isso é história, revolução, evolução. Não sobre vocês, não sobre a bíblia de vocês, não sobre a crença de vocês.
Não torne a história de luta e crença, na história e luta contra a crença de vocês, porque não existe a crença de vocês no meio disso, não é sobre vocês.
Achei importante falar isso, porque as vezes é necessário abrir a nossa mente e entender que a religião do outro, nem sempre é sobre a nossa.
NENHUMA ARTE, CULTURA OU MANIFESTAÇÃO, precisa desmerecer a outra para crescer.
Entendam isso! E lembre-se que não vivemos em um país laico atoa, não gosta? Não consuma.
Aproveite o tempo livre e vá estudar, pois religião também é sobre estudo!
Dernier jeu