celium

Afiliado: 29/06/2010
Puntos733más
Próximo nivel: 
Puntos necesarios: 267

CÂNCER DE PRÓSTATA

Em dias anteriores, citei aqui sobre a campanha Outubro Rosa, movimento que objetiva chamar a atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama. Reitero os mesmo apelos anteriores, especialmente às mulheres, que não deixem de se cuidarem.

O câncer de mama não tem causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários.

Não aguardem a chamada "idade de risco", não aguardem campanhas especiais como foi essa do movimento outubro rosa, façam com frequência o autoexame, incentive seus familiares e amigos a estarem sempre atentos, e ao menor sinal de alerta, procure ajuda médica, pois a mais potente arma contra essa doença é o diagnóstico e o tratamento precoces.

 O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem ter a doença, já que possuem tecido mamário, local onde se origina a neoplasia e devem também ficarem atentos ao problema.

Este evento, que já tomou proporção mundial, seguiu até ao final de outubro pp, e ainda nem é possível medir sua dimensão, tendo em vista o sucesso que foi em todos os locais e pontos de divulgação e atendimento.

Confesso, fiquei muito feliz e satisfeito por ter participado e contribuído com um evento de tamanha proporção, tamanha importância e que obteve resultado muito acima do esperado, tão grandes e eloquentes foram os retornos que recebemos dos alunos que tiveram acesso aos textos que produzi e a eles foram distribuídos, causando sensacional feedback, que me foi repassado com eloquência pelos professores a mim solicitaram e incentivaram a produzi-los.

A partir de hoje, estamos iniciando o movimento chamado Novembro Azul, que é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Estima-se que neste ano de 2016, mais de 60 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil, causando, por ano, mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos.

Esta campanha objetiva orientar a população masculina sobre a doença e sobre os exames que devem fazer, incentivando e mobilizando-os a se tornarem protagonista da sua história e responsável por sua qualidade de vida em todas as suas fases.

O câncer de próstata acomete principalmente homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estádio avançado, o risco de sobrevida é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença, assim como foi amplamente falado quanto ao câncer de mama.

Antecedentes familiares assume grande importância dentre os fatores de risco, aumentado ainda mais quando recorrente e em parentes de maior proximidade consanguínea, tendo ainda outros fatores de risco envolvendo alimentação, sedentarismo, obesidade, taxas de estrogênio, poluição ambiental, contato com derivados de borracha e substâncias como ferro, cromo, chumbo e cádmio.

Atualmente tem se valorizado o valor do PSA para predizer a chance de câncer de próstata no indivíduo, talvez sendo sensato preventivamente ser incluído quando da realização de outros exames.

Em fase inicial, a maioria das vezes, não verificamos anomalias relevantes, mas podem apresentar sintomas relacionados a outra doença comum que acompanha o envelhecimento do homem, a hiperplasia benigna da próstata, apresentando dificuldade miccional leve ou moderada, mas com o avanço da doença, podem ocorrer sintomas mais intensos obstrutivos miccionais causado pelo crescimento local e compressão da uretra prostática. Nesta fase é extremamente importante o diagnóstico e tratamento, visto que poderia trazer danos ao trato urinário, principalmente aos rins, além de a doença poder estar se espalhando pelo organismo.

Campanhas como estas têm objetivos de nos manter atentos a todos os sintomas que denotariam algum problema de saúde, para que sejamos preventivos e precoces em nossas atitudes, na busca de melhor qualidade de vida e, em muitos casos, na busca efetiva da VIDA: NOSSO MAIOR PATRIMÔNIO.