O que é o Natal?
Por que o Natal é tão importante?
- De acordo com o "Livro do ano da Enciclopédia Britânica", de 1994, existem 1,8 bilhão de cristãos em uma população de 5,5 bilhões, o que faz dessa religião a maior do mundo. Na América, 241 milhões, em uma população de 281 milhões, são cristãos (85%). Pelo fato de seguirem Jesus, seu nascimento é importante para eles.
Por que as pessoas trocam presentes no dia de Natal?
Ninguém tinha o hábito de trocar presentes até o final de 1800. A história do Papai Noel, combinada com o incrível fenômeno de vendas que têm crescido desde a virada do século XX, fez do ato de dar presentes um costume no Natal.
Por que se coloca uma árvore de Natal na sala de estar?
Como surgiram os presépios?
No ano de 1223, no lugar da tradicional celebração do Natal na igreja, São Francisco, tentando reviver a ocasião do nascimento do Menino Jesus, festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta de Greccio. São Francisco começou então a divulgar a idéia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.
A estrela, a manjedoura, as faixas, os pastores, os anjos, o guardião celestial e os reis magos, todos vêm dos evangelhos de Mateus e Lucas, na Bíblia. Surgiam então os presépios de Natal.