_tuniko_

 
registriert seit: 30.06.2005
One day...
Punkte162mehr
Naechstes Level: 
Benötigte Punkte: 38
Letzte spiele

Suplementos alimentares e suas funções

Não importa se o seu objetivo é aumento de massa muscular, redução de gordura corporal, manutenção de massa magra, se você vai comprar Whey, Creatina, Bcaa, esses suplementos alimentares somente irão fornecer os resultados que eles prometem se o seu programa de treinamento e nutricional estiver adequado as suas necessidades individuais.


Fica o conselho, você nunca deve dispensar o acompanhamento de um nutricionista da área esportiva para que ele possa lhe indicar qual, como e quanto deve ser o suplemento a ser inserido em sua dieta de acordo com as necessidades do seu programa de treinamento ou deficiência na sua alimentação.

Para que você tenha um pouco mais de conhecimento a respeito de alguns tipos de suplementos que são vendidos e utilizados por praticantes de academia, é importante que você conheça um pouco mais a respeito do que são cada um deles.

Amimoácidos

Os aminoácidos são um dos suplementos mais antigos utilizados por praticantes de atividade física. Essa classe de suplementos é composta basicamente de proteína degradada, o que é ideal para pessoas que tem um dia bastante corrido e uma dificuldade na ingestão das quantidades proteicas diárias necessárias para uma boa alimentação.

Pessoas que comem carne ou ingerem pouca quantidade deste alimento na sua dieta também podem se beneficiar do uso deste suplemento. Sem dúvida um das maiores reclamações dos consumidores deste produto, ou de quem um dia já experimentou, sabem que este suplemento não possui um sabor gostoso ao nosso paladar.

Bcaa´s

Aminoácidos são pequenas unidades que formam uma estrutura maior chamada proteína, que por sua vez é a unidade básica do tecido muscular. Em nosso corpo ocorrem à produção de alguns aminoácidos, chamados de aminoácidos não essenciais.
Os outros devem ser adquiridos através alimentação, pois não são fabricados pelo nosso corpo.

Estes são chamados de aminoácidos essenciais, leucina, isoleucina e valina.

As proteínas musculares são compostas de aproximadamente 19% de Bcaa´s.  

Como os bcaa´s são metabolizados nos músculos e não no fígado, eles podem ser utilizados antes da atividade física para fornecer energia, principalmente durante exercícios prolongados, sendo também importantes na redução da degradação proteica durante o exercício. Pessoas que buscam redução da gordura corporal, através de uma alimentação com grande restrição calórica podem se beneficiar também da suplementação com bcaa´s, devido ao fato de se obter uma perda de tecido magro menor quando conciliada com uma dieta equilibrada.

Mesmos os aminoácidos sendo um suplemento que não possui restrições quanto ao seu uso, o seu excesso pode inibir a absorção de outros aminoácidos pelo organismo, inclusive um retenção líquida maior. As dosagens da ingestão deste suplemento variam de acordo com a dieta/objetivos de cada um, nível de treinamento, etc.. .
• Exercício Endurancee Musculação – 2 – 5g antes e depois do treino.
• Pessoas Obesas p/ Manutenção Massa Magra – 1 – 3g antes e depois do treino.

Colágeno

O colágeno é a proteína mais abundante do corpo humano, representando em torno de 25% a 30% de toda proteína corporal. Ela deixa a pele mais elástica e melhora a sua regeneração, inclusive da cartilagem e dos ossos.


O envelhecimento é acompanhado, além de seus sinais macroscópicos exteriores, de uma diminuição nas concentrações de colágeno. Com a diminuição de colágeno os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil, porosa com aspecto de almofada. Os cabelos perdem o viço, pois diminui a espessura do fio capilar. Alguns órgãos podem sofrer deslocamento e apresentar um mau funcionamento. A pele fica fraca, sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias e o ganho de reserva lipídica é mais acentuado.

Existem diversos tipos de colágeno, normalmente sua extração é feita dos ossos e das cartilagens de bovinos. O que encontramos na pele humana é o do tipo I, mais existem mais outros 11 tipos de colágeno.

O colágeno tem uma de difícil absorção no tratogastrintestinal, resistindo algumas vezes até ao ataque químico. Portanto, a utilização do COLÁGENO PÓ (hidrolisado) estaria fornecendo ao organismo, proteínas precursoras das fibras elásticas, com a absorção de aminoácidos adequados para a sua formação.

Podemos citar que os benefícios do uso de colágeno ajudam, na diminuição da celulite, auxilia na prevenção do surgimento de estrias, evita formação de varizes devido ao fortalecimento dos vasos sanguíneos, melhora a tonicidade muscular e a elasticidade da pele.

 

Marques Fagundes

EDUCADOR FÍSICO - TRAINER SPECIALIST

ESPECIALISTA EM TREINAMENTO DE ALTO RENDIMENTO - UNIP/SP

ESPECIALISTA EM RECUPERAÇÃO E REABIILITAÇÃO DE LESÕES EM ATLETAS - Unip/SP

FUNCTIONAL TRAINING PRESCRIPTION SPECIALIST - IFBB - MADRID

PERSONAL FITNESS TRAINER SPECIALIST - IFBB - MADRID

ADVANCED BODYBUILDING AND FITNESS TRAINER SPECIALIST - IFBB - MADRID

WEIGHT TRAINING PRESCRIPTION SPECIALIST - IFBB - MADRID

IFBB International Coach CI Nº 001241