por Dra. Ingrid Seiler Prior*
Uma boa alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e ao organismo a que se destina.
Imagem: 123RF
Os carboidratos são nutrientes que fornecem energia para o nosso organismo. Sua ingestão evita que as proteínas dos tecidos sejam utilizadas para o fornecimento de energia, pois isso pode levar ao comprometimento do crescimento e reparo dos tecidos.
Proteínas
As proteínas são componentes necessários para o crescimento, construção e reparação dos tecidos do nosso corpo, além de necessária para a composição dos anticorpos do sistema imunológico.
O excesso de consumo de proteína pode causar sobrecarga renal e hepática, além de aumento da excreção de minerais como o cálcio. Quem pratica exercícios pesados como a musculação raramente irá precisar de suplementação de proteínas, pois um consumo aumentado de alimentos irá garantir a quantidade de proteínas necessária ao organismo.
Lipídios
Os lipídios, ou gorduras, são os principais fornecedores de energia, além dos carboidratos. São responsáveis por proteger os órgãos de lesões, manter a temperatura corporal e ajudar na absorção de algumas vitaminas. As gorduras podem ser tanto de origem animal quanto vegetal. As de origem animal geralmente são sólidas à temperatura ambiente, como a manteiga, e as de origem vegetal, líquidas, como os óleos vegetais.
*Artigo escrito pela colunista Dra. Ingrid Seiler Prior | Nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Federal de São Paulo. Docente do curso técnico de Nutrição no Colégio Marquês de Olinda.
Contato: ingrid.prior@gmail.com